DIRETOR DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA VOLTARÁ A INSPECIONAR A CENTRAL NUCLEAR DA UCRÂNIA NESTA QUARTA-FEIRA

grossi_Zelensky_twitter_730O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fará sua segunda visita à central nuclear de Zaporizhzhia desde o início da guerra Rússia-Ucrânia. Os seis reatores estão na linha de frente do conflito e Grossi passou meses tentando chegar a um acordo sobre uma zona de segurança e proteção ao seu redor. Ele decidiu viajar para a Ucrânia novamente para ver como a situação evoluiu desde setembro e para conversar com aqueles que operam a instalação nessas circunstâncias sem precedentes e muito difíceis. Continuo determinado a continuar fazendo tudo ao meu alcance para ajudar a reduzir o risco de um acidente nuclear durante a trágica guerra na Ucrânia”, declarou.

Sua visita em setembro marcou o início da permanência permanente de uma equipe de especialistas da AIEA na usina. Em sua visita esta semana, que envolve a travessia da linha de frente do conflito, ele será acompanhado por colegas da AIEA em um rodízio – pela sétima vez – da equipe da usina: “Apesar de nossa presença no local há sete meses, a situação ainda é precária. A segurança nuclear e os perigos de proteção são muito óbvios, assim como a necessidade de agirIAEA_Twitter_Grossi_730 agora para evitar um acidente com possíveis consequências radiológicas à saúde e ao meio ambiente para as pessoas na Ucrânia e além. Portanto, continuo trabalhando em uma proposta para proteger a planta”. Renat Karchaa, assessor do diretor-geral da empresa russa de engenharia nuclear Rosenergoatom, disse que Grossi era esperado na usina de Zaporizhzhia nesta quarta-feira (29) liderando uma delegação da AIEA de 18… simultaneamente, os inspetores da AIEA serão alternados”.

Em seu Twitter, Grossi revelou: “A caminho de Zaporizhzhya para avaliar em primeira mão a situação de segurança e proteção nuclear na instalação. Continuarei meus esforços para proteger a usina nuclear durante o conflito militar em andamento e liderar nosso próximo regular rotação de especialistas para o sítio”. Mais tarde, ele twittou uma fotografia depois de se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na cidade de Zaporizhzhia, que fica a cerca de 60 quilômetros da usina nuclear. Para lembrar, Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Ucrânia e da Europa e está sob controle militar russo desde o início de março de 2022. Ela sofreu alguns bombardeios durante o conflito, com cada lado culpando o outro, e teve que contar com geradores a diesel de reserva para funções essenciais de segurança em diversas ocasiões quando a energia externa ao local foi perdida.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of